Afiação e Manutenção

A maioria das facas que eu crio são feitas de carbono e elas necessitam de certos cuidados simples para não enferrujar:

1 – Lave a lâmina eliminando qualquer resíduo de alimento. Se você usar uma esponja, use apenas o lado macio, não o mais abrasivo.

2 – Seque a lamina cuidadosamente.

3 – Se a faca for guardada por longos períodos, aplique na superfície da lâmina uma camada de óleo de máquina – óleo Singer, WD-40 ou similar – ou use óleo mineral fino (óleo Johnson ou similar) que é particularmente útil para facas de cozinha pois não precisa ser removido antes do uso.

4 – Nunca lave suas facas na lavadora, especialmente as que tem empunhadura em madeira, e nunca guarde facas que você quer que permaneçam afiadas na gaveta, misturadas com outros talheres, sem o protetor de fio.

Se a faca for de aço inox, simplesmente pule o passo número três.

Obs.: Com o uso, é provável que suas facas percam parte da cor escura da lâmina bem como desenvolvam pátina escura ou levemente colorida na área polida, dependendo dos alimentos em que foram usadas. Isso é muito normal em facas de aço carbono, não altera de maneira alguma o sabor dos alimentos e nem danifica a faca. Muitas pessoas incentivam o surgimento da pátina cortando limões, cebolas, etc, e usando alguns outros truques, criando assim um acabamento único.

Para afiar, recomendamos pedras aponesas de grana 1000 e 3.000 ou pedras Arkansas de grana média e média fina, ficando o uso de pedras mais finas para finalização a critério do cliente.

Também recomendamos o uso de chaira entre as afiações na pedra para aumentar o tempo de vida da lâmina.
Para afiar, passe o lado desbastado na pedra e remova o resíduo de aço que permanece no fio passando o lado plano e um pedaço de couro ou papelão. Ao chairar, tente manter os ângulos originais do fio.

Carrinho

loader